08/08/2012

Em entrevista ao Jornal Folha do Jalapão, o candidato a prefeito de Aparecida do Rio Negro, Deusimar Amorim, fala sobre suas pretensões para o município, caso eleito

Imagem“Desenvolvimento e Oportunidade para todos”, é com esse slogan que o funcionário público Deusimar Amorim, 46 anos, lança sua candidatura pelo PSDB à prefeitura de Aparecida do Rio Negro.  

Natural de Aparecida, Deusimar é casado com Ana Claudia Amorim, tem quatro filhos, João Vitor, Maria Joana, Gustavo Henrique e Jeferson.

 Deusimar Amorim já esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado e agora disputa pela primeira vez o cargo eletivo municipal.   Para sua eleição ele conta com a candidata a vice-prefeita, Vitória Campos de Carvalho (PSDC) e nada menos que doze partidos políticos: PSDB, PSDC, PSD, PSB, PMN, PTN, PRB, PPS, PSC, PPL, DEM e PRTB.

  A coligação “Desenvolvimento e Oportunidade para todos”, conta também com dezoito candidatos a vereador nas eleições municipais 2012. (entrevista concedida ao jornal Folha do Jalapão em julho de 2012)

 

 

Folha do Jalapão: Quais as áreas prioritárias citadas pelo seu plano de governo apresentado na ocasião do registro de sua candidatura?

Deusimar Amorim: Saúde, assistência social, infraestrutura, juventude, geração de emprego e renda, e para que todo o meu plano de governo dê certo, pretendemos buscar parcerias e mais investimentos para o município.  Aparecida precisa de qualificação profissional, para isso estaremos firmando parcerias com a classe produtora e empresarial gerando assim mais oportunidades.

 

FJ: Qual a marca principal da gestão de Deusimar Amorim?

Deusimar Amorim: Trabalho, seriedade, respeito ao ser humano sobre todos os aspectos e o bem estar social.

 

FJ: A área da segurança tem deixado a desejar no município. Além da ocorrência de diversos incidentes, como no dia da convenção partidária, o município não possui uma estrutura adequada para a instalação de uma delegacia. Como o senhor pretende resolver esse problema?

 Deusimar Amorim: A segurança pública é de responsabilidade do Estado, no entanto o município não pode estar alheio a estas questões. Hoje a segurança pública é um problema não só em Aparecida, mas no Tocantins e no Brasil. Nós pretendemos implantar a polícia comunitária, reinstalar o Conselho Tutelar, implantaremos também um programa preventivo dentro das condições do município, com a ajuda de todos os segmentos da sociedade, em parceria com órgãos estaduais e federais que visem pela melhoria da segurança do cidadão, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Secretaria Estadual da Juventude, no intuito de combater a violência e o uso abusivo de drogas, bem como instituir o Conselho Municipal sobre Drogas e dar condições de trabalho às polícias militar e civil. Vamos buscar implantar a Defensoria Pública em nosso município, para que nosso povo possa ser atendido com agilidade e não precisar se deslocar até a cidade de Novo Acordo.

 

FJ: Onde o senhor vê falhas no sistema de saúde? Quais medidas urgentes precisam ser feitas para melhorá-lo?

Deusimar Amorim: Nós precisamos estruturar o Hospital de Pequeno Porte, que hoje funciona como pronto atendimento, reestruturar os postos de saúde, inclusive o de São Domingos, implementar todos os programas oferecidos pelo SUS, inclusive no tratamento de dependentes químicos, manter o atendimento médico 24 horas, instalar mais uma unidade de saúde da família, oferecer atendimento odontológico periodicamente, disponibilização de medicamentos, conforme disposição na farmácia básica, realização de exames, oferecer atendimento com médicos especialistas, como gástricos, ginecologistas, obstetras, pediatras e cardiologistas pelo menos uma vez por semana; atenção à saúde da Mulher e do Homem; formação continuada aos colaboradores da saúde; assistência integral e continuada aos doentes crônicos; implantar um programa de apoio às mães, desde à gestação, com intuito de reduzir a mortalidade infantil.

 

 FJ: A juventude de Aparecida carece de opções de lazer e formação. Quais são suas propostas para incentivar os jovens do município?

Deusimar Amorim: Nós apoiaremos todas as propostas da Secretaria de Educação voltadas para a qualificação do jovem, incentivando o seu ingresso no mercado de trabalho, oferecer subsídios para estes cursarem uma faculdade, sem que seja necessário deixar suas famílias; Trazer programas de apoio ao jovem. Hoje nós temos um ginásio de esportes, através de emenda de um deputado que não teve votos em Aparecida, resultado de minha amizade com o deputado federal Laurez Moreira.

FJ: Em uma possível administração, como o senhor pretende impulsionar a educação no município, que conta com apenas uma escola que não oferece boas condições aos alunos? E a capacitação e valorização do professor estão previstas em seu plano de governo?

Deusimar Amorim: Nós daremos continuidade ao programa de Formação continuada dos educadores; o Programa Mais Educação, Circuito Campeão que atende os profissionais do 1º ao 5º ano; desenvolveremos programa de formação para os professores da educação infantil, reformar e ampliar o prédio da escola municipal, de acordo com as necessidades e exigências do FUNDEB; prezar pela valorização dos educadores, oferecendo melhores condições de trabalho e de estudos; instalação de bibliotecas, laboratório de informática; construir um espaço para a prática de esporte e lazer na escola; melhorar o transporte escolar; oferecer Educação Infantil também no Setor Bela Vista, já que existe um prédio construído naquele setor.

 

FJ: Qual o seu projeto para melhorar o controle de gastos e combater a corrupção? Como controlar os gastos públicos?

Deusimar Amorim: Trabalhar com seriedade, planejamento, seguindo todas as orientações dos Tribunais de Contas.

 

FJ: Qual o seu projeto para a Zona Rural?

Deusimar Amorim: Quero dar condições aos pequenos produtores de não só produzir, mas de escoar sua produção; estimular a agricultura familiar, o cooperativismo; recuperar estradas vicinais; criar um abatedouro municipal; disponibilizar máquinas para os pequenos produtores, oferecer orientação técnica e criar um núcleo de apoio para agricultura comercial e de subsistência  também da pecuária. Quero estar próximo também dos grandes produtores, para que juntos possamos gerar mais empregos para nossa gente. Vamos buscar parcerias para recuperar as estradas, gerando facilidade de escoar os alimentos.

 

FJ: Como um cidadão comum poderá acompanhar os gastos de sua gestão?

Deusimar Amorim: Divulgaremos as prestações de contas em audiências e espaços públicos.

FJ: A sede do executivo municipal de Aparecida não oferece boas condições de trabalho aos servidores e nem à população. Há um projeto para a construção de um local melhor para instalar a Prefeitura Municipal?

 

Deusimar Amorim: Nós pretendemos construir um novo prédio dentro das condições do município, sabemos que aquele não dá condições de trabalho.

 

FJ:  Porque o senhor que ser prefeito de Aparecida?

Deusimar Amorim: Sou filho da terra, quero o melhor para minha cidade, peço ao povo de Aparecida uma oportunidade para oferecer melhores condições de vida ao cidadão aparecidense.

FJ: Como será feita a campanha do senhor?

Deusimar Amorim: De maneira limpa, sadia, honesta, verdadeira, sem falsas promessas e sem compromissos absurdos. Quero que o eleitor sinta-se satisfeito em exercer seu direito de voto, quero discutir os problemas do município com toda a sociedade.

 

FJ: O Senhor gostaria de deixar uma mensagem para a população?

Deusimar Amorim: Gostaria de pedir àqueles que andam desacreditados na política, de que é possível sim fazer um trabalho administrativo com honestidade, quero fazer uma administração da qual o povo de Aparecida, possa se orgulhar da sua cidade e de viver aqui. Quero pedir o voto de cada cidadão aparecidense.

Fonte: Jornal Folha do Jalapão

Facebook